Coaching

A palavra coach vem da Hungria do século XV, referindo-se à aldeia de Kocs, onde eram construídas finas carruagens de transporte. O propósito de uma carruagem era transportar pessoas de onde elas estavam para onde quisessem ir.

Da mesma maneira, o processo de coaching facilita o transporte de pessoas de onde estão, ou se acham estar, para posições ou estados que desejam chegar. É o desenvolvimento de competências humanas através da identificação de metas pessoais e exercícios nas ações focadas nessas metas.

Alvaro de Carvalho Neto - Consultoria OrganizacionalOs resultados dos encargos de coaching acontecem no coachee (cliente) e através de seus próprios esforços. O coach o apoia, através de sua maturidade e conduta; orienta, através de sua experiência e conhecimentos; dirige, através de instrumentos estratégicos; foca, através de sua visão sistêmica e efetividade; e estimula, através de sua liderança e exemplos.

Como acontece.

Selo de Certificação HolosAs vivências assessoradas nos próprios desafios pessoais e/ou profissionais, estimulam o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança, resultando em evoluídos patamares de objetividade decisorial, comunicação e expressão (assertividade), responsabilidade (autogestão), organização, iniciativa, criatividade e relacionamento interpessoal.

Os encargos se iniciam com um primeiro encontro, de abertura, entre o profissional coach e o cliente. Neste momento, o cliente começa a conhecer seu coach e vice versa. Além de já se iniciar a empreitada de evolução estruturada e assistida, nesta primeira agenda também são pactuados alguns princípios de funcionamento do processo, como: número de encontros para uma fase fundamental, o sigilo, os compromissos e responsabilidades de ambas as partes, formas de pagamento, etc.

Na Humanizar.

Humanizar - Desenvolvendo Seres HumanosÁlvaro atua em coaching às segundas-feiras na Humanizar – Desenvolvimento de seres humanos, em trabalhos realizados para jovens, em sessões de 50 minutos, e adultos, em sessões de 80 minutos.

Aos menores de 21 anos, o coaching tem ajudado no desenvolvimento através dos principais desafios nesta fase etária: escolha da carreira, principalmente. Para os adultos – 22 anos ou mais -, os processos de coaching na Humanizar abordam diversos aspectos da vida pessoal e profissional das pessoas (coachees).

Quanto ao tipo, os encargos de coaching na Humanizar podem se dividir em: coaching de carreira, coaching profissional, coaching para vida (life coaching), coaching de liderança, e coaching executivo (fora da empresa).

O coaching nas empresas.

O propósito do coaching nas empresas é o desenvolvimento das habilidades do líder (gerente); facilitação do desenvolvimento pessoal e profissional em ambientes organizacionais; assessoramento para definição e atingimento de metas pessoas e de negócio, e; afinação entre objetivos pessoais e corporativos. Tem sido usado também para acelerar o desenvolvimento da carreira, corrigir problemas de desempenho, reter funcionários de alto potencial e gerenciar transições de liderança.

Em organizações, em outra atuação e um pouco mais especificamente, Álvaro desenvolve trabalhos de Desenvolvimento da Liderança (DL), em grupos e/ou individualmente, para ocupantes de cargos de liderança – gerentes, supervisores, coordenadores, encarregados etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.